Técnico em Segurança no Trabalho

SOBRE O CURSO

      O curso capacita o aluno para ser responsável pela elaboração e implantação da política de saúde e segurança no trabalho (SST) na empresa, promovendo ações prevencionistas de caráter educacional no tocante a capacitações e treinamentos.

O estudante desse curso terá aulas de: Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Gerência de Riscos, entre outras.

 

SOBRE A PROFISSÃO  

      Dentro de uma grande indústria, o técnico de segurança do trabalho é o profissional responsável pela prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente. Além disso, ele é o responsável por auxiliar o empregador e trabalhadores a cumprir as normas de segurança, saúde e meio ambiente, nacionais e internacionais.

Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas elaboradas com o objetivo de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essas medidas devem também prever a proteção da integridade e da capacidade física do trabalhador.

O técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por supervisionar a aplicação dessas medidas nas atividades de uma empresa ou indústria, para garantir condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes de trabalho.

Depois de formado, esse profissional tem um vasto campo de atuação, podendo trabalhar em qualquer instituição onde houver trabalhadores. O técnico pode atuar em indústrias e empresas de pequeno, médio e grande porte, em fábricas, construção civil, escolas, hospitais, mineradoras, instituições públicas e privadas, etc. O recém-formado nesse curso costuma ganhar em média R$ 2.000,00 em seu primeiro emprego.

 

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

      O Técnico em Segurança no Trabalho é o profissional responsável pela elaboração e implantação da política de saúde e segurança no trabalho das empresas, identificando transmissores de doenças, riscos de acidentes de trabalho, promovendo a qualidade de vida do trabalhador e atuando na preservação do meio ambiente.

COMPARTILHE: