Técnico em Radiologia

 

SOBRE O CURSO

 

      O aluno será capacitado a realizar processos para aquisição de imagens como também o processamento das mesmas com a finalidade de fornecer a base necessária para prevenção ou tratamento de doenças.

     O curso conta com um moderno Laboratório de Radiologia, biblioteca com excelente acervo na área de Radiodiagnóstico, laboratório de informática equipado com computadores em rede com os ambientes educacionais de radiologia,  modernas salas de aula equipadas com recursos audiovisuais e durante o curso, o aluno participará do estágio supervisionado, para que possa se aproximar do contexto real da profissão.

 

 

SOBRE A PROFISSÃO

       O técnico em Radiologia tem como principal atividade preparar e operar equipamentos de diagnóstico por imagem.

Estes equipamentos são fundamentais na medicina moderna, pois garantem um auxílio extra para os médicos, que podem detectar doenças através das imagens de estruturas internas do organismo.

      A preparação do ambiente para a realização do exame envolve o preparo de soluções químicas, a utilização de meios de contrastes radiológicos e a observação das normas de radioproteção. Também faz parte do trabalho deste profissional a preparação do paciente para exames como: mamografia, radiografia convencional, ressonância magnética e tomografia, entre outros.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

      O mercado para o técnico em radiologia está em expansão, devido a investimentos cada vez maiores na medicina diagnóstica, com novos equipamentos e tecnologias. Na área da saúde, esse profissional pode atuar em laboratórios, clínicas, hospitais, unidades de pronto-socorro, casas de saúde, unidades básicas de saúde, centros de diagnóstico por imagem e serviços de radiologia em geral no setor público e privado, tanto na área médica como na área odontológica.

      Além disso, o técnico em radiologia também pode exercer suas atividades junto a órgãos fiscalizadores, operando aparelhos para detectar drogas, armas e substâncias perigosas em aduanas, portos e aeroportos. Outro mercado que vem contratando técnicos em radiologia com bons salários é o setor de petróleo e gás, que utiliza a radiologia industrial para a perfilagem de poços, por exemplo. Na indústria alimentícia, processos radiológicos são utilizados para a pasteurização, esterilização e conservação de alimentos.

      Esse profissional também pode participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia.

 

DURAÇÃO

 

16 meses, com aulas de segunda à sexta.

 

HORÁRIOS

Turno da manhã , das 8h00 às 11h30 ou

Turno noite  das 19h00 às 21h50.

COMPARTILHE: